Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2013

Comida di Buteco 2013

Pelo G1
Com o slogan “Buteco: A Verdadeira Rede social”, o Comida di Buteco apresentará 400 petiscos onde a linguiça e/ou mandioca serão os convidados especiais. O evento está previsto para se encerrar no dia 12 de maio.
Abrangência
Em Ipatinga 15 bares participam do concurso neste ano e o concurso elege o melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer, e o público e um corpo de jurados têm que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação.
São avaliados, de 0 a 10, higiene, atendimento, temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50%, e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.
Perfil
O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “Espontâneos”: Segundo organizadores do evento, o "espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia-a-dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca".
Raiz
Eduardo Maya, criador e organizador do Comida de Buteco, entende a cozinha de raiz como aquela que detém os elementos que compõem a alma gastronômica e cultural de uma nação.
“Tecnicamente falando, temos uma culinária voltada para as raízes, para o regional, para o típico, a gastronomia de história, a comida-da-casa-da-avó, a comida que tem uma sofisticação subliminar que está exatamente na sua não sofisticação, mas no uso do ingrediente regional mais comum, tirando dele o que se tem de melhor. O Comida di Buteco leva as pessoas ao lugar mais genuíno onde podemos vivenciar essa cozinha: o boteco", diz.
O surgimento do Comida di Buteco surgiu em 2000, e ainda segundo Eduardo Maya, o evento contribuiu e vem contribuindo para que os donos de boteco entendam o valor da culinária que praticam em seus estabelecimentos simples e cheios de alma.
Ingrediente
“Para 2013 fui no óbvio, mandioca e linguiça, não menos importantes e atraentes por serem comuns. Conhecida também como macaxeira ou aipim, a mandioca é um produto 100% nacional. Nas minhas andanças pelo país, de norte a sul, eu comi mandioca de alguma forma", diz.
"Já a escolha da linguiça se deu por se tratar de um produto com raízes históricas muito antigas e que figura nas nossas mesas, em praticamente todas as regiões do país. Entendo que o brasileiro tem uma paixão especial pela carne e a linguiça seria uma boa ‘escolta’ à mandioca como convidada dessa edição”, reforça o gastrônomo.
A novidade de fazer dos ingredientes convidados um pré-requisito para todas as cidades onde é realizado o Comida di Buteco. "Dará o grande tom de desafio nacional, além da simultaneidade de realização que institui o período de abril/maio como a temporada oficial do Comida di Buteco", finaliza Maya.
Confira a lista dos bares participantes em Ipatinga
Arrojado's
Bar da Graça
Bar do Jorge
Bar do Romero
Barraco Novo
Cinco Estrelas
Cozinha Brasil
Fratelli Bar Grill
Galpão
Jack Chan
Poita Puça
Rancho's Bar
Tenda Árabe
Tornearia
Tulipa's Bar

no face: https://www.facebook.com/comidadibuteco?fref=ts

2 comentários:

  1. Oi Fidel. Você poderia passar umas receitas típicas de Porto Feliz no blog hein! Parabéns pela iniciativa, estou aguardando indicações de Bares e Botecos em Porto Feliz e região =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian. Estou voltando aos posts, ha um bom tempo não conseguia trazer mais novidades, pura falta de tempo, espero que tenha gostado do blog, vamos fazer mais matérias com bares da cidade e também pretendo falar um pouco sobre a nossa "cearense", que é uma comida aqui da cidade. Obrigado pelo comentário. Volte sempre que quiser.

      Excluir