Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O melhor chopp do Mundo!!!

Boas,

Então meus caros... o assunto não é novo, mas ainda rende umas boas horas de papo numa mesa de bar.

O bar do Léo


Não foi pegadinha, dia 1º de Abril as portas do Bar do Léo em São Paulo estavam fechadas. Motivo???
Fazia o famoso "gato por lebre", com o chopp, claro. Ou o escuro também??? rs.
O bar do Léo é um dos mais antigos do centro de São Paulo, fica no cruzamento das ruas Andradas e Aurora. Inaugurado na década de quarenta resistiu aos "inventos modernos"(neo bares), chatos, da cidade. Em termos de bar, o bar do "seo" Leopoldo (Leopoldo foi o comprador do bar do Alemão, antigo dono do Bar do Léo) , é uma unanimidade. Os melhores canapés, porções, petiscos...  e claro, o Chopp....

Hummmmm, o chopp... Pois é ai que o bicho pega.




Flagrado vendendo o chopp da Ashby no lugar do famoso chopp Brahma, e descoberto em sua cozinha alimentos vencidos, teve suas portas fechadas e o seu gerente levado a delegacia.

A mídia caiu em cima, não foram poucas as reportagens em jornais e revistas. Fez se um "aue" em cima do acontecido.

O resto da história todos sabem...

Mas não é sobre se o chopp era A ou B que quero falar aqui. Alias prefiro o chopp C, de Cachaça, rs.

O que quero colocar aqui é que o bar do Léo não obteve todos os premios de "O melhor chopp de São Paulo" por servir o chopp A, ou melhor, B,  de Brahma. Eu particularmente penso assim.

Acredito que, como o cliente que fez a denuncia, existe sim uma diferença entre os dois, tanto na qualidade quanto no preço. Sem duvida nenhuma. Mas...

Bem, são anos de premiação como "O melhor chopp de São Paulo", mas acho que o critério de seleção foi sempre influenciado.

 Como assim?

 Assim: O bar do Léo é um desses bares tipo: Botecão, bar antigo, que você conhece o garçon, alias o garçon mais famoso de São Paulo é do Léo também. O sr. Luis de Oliveira, 90 anos, é o mais antigo de Sampa. Trabalha no Léo desde a década de 60. sabe aquele bar que a gente se sente "em casa", encontra com os mesmos frequentadores, que viraram amigos, sabe de cabeça o cardápio, conhece o dono, essas coisas que tornam o bar o seu preferido? Então, o Bar do Léo é assim.

Digo que foi influenciado pelo seguinte: O chopp em si deixa de ser o "prato principal" da casa, quando "a casa" é o prato principal. Entendeu?

Um video do garçon, figuraça..


É assim, quantas vezes a gente vai a lugares que não nos atendem corretamente, quando a comida não é de primeira, o banheiro sujo... por ai vai, só pra estar numa casa "badalada", ou, exemplo de Porto Feliz, por pura falta de opção??? Heim????

Eu me vi nessas situações várias vezes, agora não mais, se não for "do gosto", to fora!!!

Por isso que penso assim, tanto faz o chopp, A ou B, se você está entre amigos, sendo bem atendido, num lugar que te agrada... O chopp sempre vai ser o melhor do Mundo.

Claro que a comida tem que ser de ótima qualidade, o ambiente limpo, etc...

Mas que não mata ninguém tomar um chopp da Ashby e comer uma batatinha que venceu ontem, na mesa de um bom bar, rodeado de amigos... ahhh não mata mesmo!!!

Fidel, que nunca foi no Bar do Léo.

Para mais informações sobre o Léo:  http://www.barleo.com.br/





segunda-feira, 16 de abril de 2012

Blog Bares e Botecos de Porto Feliz na Revista Terraço

Boas,

Nosso Blog está em alta, hehe.

Numa edição caprichada, a Revista Terraço escolheu como tema os Bares e Botecos, suas comidinhas, decorações, etc... Que sempre comentamos aqui. Esperei um tempo depois da edição para fazer este post, não queria concorrer com a edição impressa da revista, mas ai está...

Neste post coloco a edição da Revista Terraço nº 26.

Uma edição que teve como pauta de uma de suas matérias bares aqui da região.
Sei que o leitor quer posts dos bares aqui de Porto e sei que estou devendo alguns, alias muitos.
Meu tempo ficou mais curto, estou no meio de uma construção e isso toma um tempo incrível...não é desculpa, mas...

Bom , ai abaixo a edição da Revista Terraço, estamos na matéria da edição 26.

http://www.revistaterraco.com/

Se preferir entrar no link é o link ai de cima.

Ou veja só a matéria sobre os bares aqui.







Encontrei nos emails a entrevista que dei para a revista, segue na integra...

Em 23/01/2012 19:49, Camila  > escreveu:
Olá Fidel! Tudo bem?

Trabalho como jornalista para a revista Terraço, distribuída gratuitamente nos municípios da região de Sorocaba e estou fazendo uma matéria sobre bares e botecos da região. Locais que valem boas histórias pelo inusitado, pelo pioneirismo e, claro, porque possuem a preferência do público. Vou falar sobre a cultura de botecos, onde há bebida e comida de qualidade e boa conversa.
Visitei o blog Cia dos Botecos e acho que vocês poderiam ajudar muito a incrementar minha matéria.
Seguem algumas perguntas:

Como surgiu a idéia de criar o blog?

A idéia inicial veio quando quiz sugerir uns bares para uma amiga que mora em Santos e pelo google conheci o http://baressantos.blogspot.com/
Achei a ideia legal e resolvi fazer um para Porto, simples assim. Como eu adoro esse mundinho... juntei o util ao agradevel, rs. Cerveja, comidinhas, bate papo... é muito bom.

Quem são os responsáveis por atualizar o blog?

Rs, Então, eu sou o unico a "gerenciar" o baresebotecosdeportofeliz, ainda é um inicio, estou na segunda postagem, na verdade se não estivesse responsendo estas perguntas estaria colocando o segundo post agora. Sou eu mesmo que faço as fotos e o texo... que por sinal não é um dos melhores. Tem muito erro de gramatica, portugues... Mas é assim que escrevo, pretendo melhorar. Volto a dizer: É lazer.

Você já escreveu sobre algum bar da região de Sorocaba? Quais são os principais comentários?

O primeiro post foi sobre o bar Cantina das Monções, do "seo" João Ercolin, aqui de PF, que infelizmente veio a falecer no final do ano passado. A proposta inicial é fazer os post somente sobre os bares de Porto... mas vai saber... quem sabe futuramente vamos fazer umas visitas nas cidades visinhas, não seria nada dificil, rs. O segundo post é sobre o Bar do Binhão, na rodoviária de Porto Feliz.
Como são feitas as avaliações?

Bem, como o papo é sobre bares e botecos, rs. Eu faço um esforço tremendo, tenho que tomar umas duas ou tres cervejas pra ver se estao realmente geladas, comer uns salgadinhos, provar a cachaçinha... olha, não é fácil, rs. Mas futuramente, penso em fazer um ranking, com notas.

A região de Sorocaba esta bem servida de botecos?

Sim, com certeza. Aqui em PF temos esses bares que são mais pé no chão né, Nada assim "five stars", ainda assim temos ótimos bares em PF, Tem que garimpar...mas a minha proposta é justamente ésta, botecos daqui de PF, Se for pra fazer uma lista da região eu colocaria o Pézão de Indaiatuba la no inicio. O Colombo, de Itu, O Alemão...

O que não pode faltar num bom boteco?

Amizade, pode ser aquela que você faz na hora, encontrar uma pessoa desconhecida e começar a bater um papo, pode ser sobre o tempo, futebol, politica... o importante é ter uma boa conversa para acompanhar as geladas e os petiscos. Se for um grupo de amigos então... Maravilha!!! Bem, o dono do bar também conta e muito, se for xarope... to fora!!!


Entre todos os visitados, qual foi o melhor boteco na sua opinião? Por que?


Ainda estou no inicio, eu seria injusto em escolher apenas um. Mas vale a dica... Os primeiros do Blog Baresebotecosdeportofeliz são os meus preferidos. Vem muuuuito mais por ai. Poderia falar de um bar que tivemos aqui em PF e não devia nada a nenhum bar da região, O C Q sabe, fechado, infelizmente.
Desde já muito obrigada!
Camila Bertolazzi

Disponha,







Aguardem, tem post novo no Blog daqui a alguns dias...

Abraços e Saúde a todos!!!

Fidel.